domingo, 27 de março de 2011

Por que jogar Tênis?

Recebi este artigo do nosso colega, tenista, José Carlos, e achei interessante publicar.

Por que jogar Tênis?

O esporte, recomendado para todas as idades, melhora a capacidade cardiorrespiratória e ajuda na redução do peso.

Trabalhar os músculos das pernas, braços, costas e abdome de forma prazerosa e desafiadora. Tudo isso é possível para quem pratica o tênis. O esporte é uma alternativa interessante para quem busca uma atividade saudável e tratamento de doenças como a hipertensão. Mas alguns cuidados básicos, como manter uma rotina de alongamentos e aquecer antes de entrar em quadra, são importantes para evitar lesões e sobrecargas que possam causar danos ao corpo.

O tênis é uma atividade que contribui para a saúde física e mental, segundo Eduardo Marcolin, diretor da academia DM Tênis e professor de Educação Física das Faculdades Dom Bosco. “Quando se joga tênis é preciso concentração e pensamento exclusivo no jogo, ao mesmo tempo em que o ritmo do outro jogador é respeitado, permitindo que seu adversário recupere o fôlego”, diz. Para Marco Silva, tenista e treinador da Academia de Tennis que leva o seu nome, o tênis também tem caráter educativo. “Além de garantir um bom condicionamento físico, ele promove o respeito ao tempo do adversário”, explica. Silva lembra que também é possível praticar o esporte sozinho, no paredão.
Vantagens
Entre os benefícios do tênis à saúde é possível destacar o desenvolvimento do senso de direção, da coordenação motora e do equilíbrio, segundo Mark Caldeira, preparador físico que trabalhou com a equipe brasileira feminina de tênis, além de atletas como Tho¬maz Bellucci e Thiago Alves.
Caldeira destaca ainda o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória do jogador. “Mesmo com pausas frequentes, o esporte é considerado bastante intenso e eleva até 150 o número de batimentos cardíacos por minuto”, explica. Para ele, esta significativa exigência funciona como uma atividade preventiva e os benefícios tornam o esporte recomendado para todas as idades. “O tênis pode ser praticado por qualquer pessoa, homem ou mulher, desde os 4 até os 90 anos, enquanto a pessoa aguentar”, diz o tenista Silva.
Menos machucados
Foi buscando praticar uma atividade prazerosa e saudável que o diretor acadêmico do Centro Europeu, Rogério Gobbi, de 48 anos, começou a jogar. “Como eu sofro de hipertensão, a prática do esporte contribuiu para o tratamento”, destaca. Para ele, o tênis é vantajoso em relação ao futebol, pois resulta menos frequentemente em machucados.
Mesmo com tantos benefícios, Gobbi lembra que já teve pequenos problemas no cotovelo decorrentes da falta de aquecimento e alongamento. Caldeira explica que a vibração da corda da raquete durante o jogo é transferida para o braço do jogador, o que pode causar lesões. Para diminuir os riscos, é fundamental realizar um aquecimento e alongar determinados grupamentos musculares, como adutores, posterior da coxa e peitoral.
Para Marcolin, um amador não deve exagerar na duração do treino, que deve ser de até uma hora por dia. “É preciso o acompanhamento de um professor para que os movimentos sejam executados dentro de um padrão técnico razoável, para não haver lesões”, diz. Caldeira recomenda também que as cordas, o material e o tamanho da cabeça da raquete sejam definidos com a ajuda de um professor para que o equipamento esteja de acordo com a necessidade do jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário