sábado, 17 de setembro de 2011

TODO JOGADOR TEM UM ESTILO E TODO ESTILO TEM UM PONTO FRACO. AQUI, ALGUNS TOQUES QUE AJUDARÃO VC ENCONTRAR UMA MANEIRA DE JOGAR CONTRA CADA TIPO DE JOGADOR.

“Uma das melhores coisas no tênis é que não existe só uma maneira de jogar”.

JOGADORES DE BASE QUE GOSTAM DE ATACAR:

Gostam de ditar o jogo ficando no fundo, fazendo o adversário correr de um lado para o outro da quadra. Realizam winnners sensacionais mas também fazem inúmeros erros.

TENTE: Muito importante profundidade nos golpes e nada de bolas no meio da quadra. Jogadores agressivos tem um ponto de impacto onde facilita a execução do golpe, tente variar altura, força e efeito para que não se sintam “confortável” para atacar. Você poderá receber algum winner de volta, mas lembre que é somente um ponto, não desanime e continue jogando taticamente como planejado pois quanto mais bolas você conseguir passar para o outro lado, maior será a chance de erros do seu adversário. Também arriscar um pouco fará efeito, pois este tipo de jogador gosta de comandar o ponto e não está acostumado a estar na defensiva.

JOGADORES DE EXCELENTE MOVIMENTAÇÃO E DEVOLVEDORES:

Devolvem todas as bolas para o outro lado e nenhuma bola está perdida, vão em todas, sempre esperando pelo seu erro. Muitas vezes este tipo de jogador “entra dentro da sua parte mental” fazendo com que erros e mais erros aconteçam.

TENTE: Você terá de se preparar mentalmente para um jogo longo, a principal coisa é ser paciente, selecionar melhor a bola que irá atacar, não tente atacar todas as bolas que isto só o fará aumentar a porcentagem de erros. Os golpes deste tipo de jogador não o “machucarão” muito por isso espere pela bola certa. Também poderás tentar algumas subidas a rede, forçando este jogador a passá-lo,”devolvedores” não estão acostumados a atacar. Lembre que você poderá falhar alguns pontos, é normal, mas o importante é deixar estes pontos para trás e partir ao próximo. Muita movimentação de pés e lembrar que uma grande oportunidade de iniciar o ponto pressionando, é o 2º serviço do adversário que deve ser atacado sempre que possível.

JOGADORES COMPLETOS:

Jogadores que conseguem jogar no fundo e também na rede.

TENTE: Tentar faze-los jogar de uma única maneira, tentar eliminar uma de suas “armas”, tipo, se o jogador tem uma potente direita cruzada, mover a bola para que tentar ir para o winner na paralela. Este jogadores tendem a ser “artísticos” na quadra, surpreenda-o com golpes agressivos, ângulos, lobs. Não tente golpes que você não tem muita confiança só por que seu adversário o faz, realize o que está acostumado fazer e o que você tem mais confiança, não tente ser um jogador diferente do que és, pois isso só trará um maior número de erros e possível perda de controle emocional.

JOGADORES DE SAQUE E VOLEIO:

Gostam de pressionar o adversário subindo a rede, sacam forte e com precisão.

TENTE: Todos tem a tendência de ir para a passada já na primeira bola que o adversário sobe, isto só aumentará o número de erros. Teste seu adversário, faça-o provar que pode volear bolas baixas, desestabilize-o para só depois tentar passá-lo. Quanto mais no fundo forem seus golpes, maior será a dificuldade para este jogador chegar à rede. Outro ponto importante é você manter o seu saque pois este tipo de jogador normalmente tem no seu saque uma grande arma, isto só aumenta o importância dos games que você irá sacar. E para terminar, se você está jogando contra um “canhoto” que o deixa em problemas quando saca no lado ímpar, abrindo o saque e dificultando sua devolução, mexa-se bastante em direção ao “corredor”, force o adversário a sacar no meio, alguns passos para dentro da quadra também o ajudarão a cortar a trajetória da bola. Isto poderá fazer com que você leve alguns aces, mas também fará com que seu adversário tenha que sacar em vários lugares, aumentado número de erros. 

BRAD GILBERT, ex-jogador profissional. Alcançou o ranking nº5 na ATP e foi por 5 anos consecutivos ex-técnico de André Agassi, Andy Roddick e Andy Murray

Tradução: Sabrina Giusto

5 comentários:

  1. Valeu André. Muito boa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Estou chegando da nossa quadra central neste momento. As 8:00 hs não havia nenhum dos atletas, a quadra apresentava-se com 2 poças e no momento não chovia nem garoava. Aguardei por 20 minutos e aqui estou. No próximo fim de semana provavelmente não estarei na cidade. Abç. Paulo Boemeke

    ResponderExcluir
  3. Ontem estávamos falando, Emerson, Eduardo e Eu, sobre este assunto.
    Que somos nosso principal adversário, pois jogamos também contra nossa mente (falta de concentração).
    Perdemos as vezes para nós mesmos, usamos pouco a concentração e com isto erramos muito, principalmente em bolas que achamos fácil e como nos abala o psicológico estes erros.

    Boa matéria esta!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, Agora é botar em prática. Obrigado André. Paulo Boemeke

    ResponderExcluir